Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória (Entrevista no SBT)

/, Direito Tributário e Fiscal, Notícias jurídicas/Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória (Entrevista no SBT)

Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória (Entrevista no SBT)

Advogado de Itatiba Glauber Sanfins ao Jornal SBT Brasil: A Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória.

Assista acima parte de minha entrevista oferecida ao SBT em rede nacional.

A nova lei é clara: É obrigatória autorização do colaborador para desconto da contribuição sindical. É obrigatória autorização do colaborador para desconto da contribuição sindical.

Reforma trabalhista atualizou a legislação.

Questionamentos sobre o fim da contribuição sindical obrigatória — previsto na Lei 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista — devem ser feitos por alegação de inconstitucionalidade, e as ações judiciais dos Sindicatos devem ser rejeitadas.

A União pode exercer seu poder tributário, estando livre para extinguir determinado tributo por escolha política submetida ao Congresso, via processo legislativo, e ao Poder Executivo, via sanção ou veto presidencial. Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória.

Ao alterar os artigos 545, 578, 579 e 582 da CLT, inverteu a lógica corporativa introduzida por Vargas.

No lugar da contribuição compulsória, agora o desconto e respectivo recolhimento da contribuição sindical, a cargo do empregador, está condicionado à autorização prévia e expressa do empregado.

As mudanças trazidas pela nova lei buscaram atender a livre escolha do trabalhador em contribuir ou não para com o sindicado.

A nova lei é clara: É obrigatória autorização do colaborador para desconto da contribuição sindical.

Devido a reforma na lei, o tema causou polêmica.

De um lado, 16,6 mil sindicatos, preocupados em manter sua principal fonte de receita, poucos (e elogiáveis) com verdadeira representatividade e atuação, sem se falar dos sindicatos patronais;

De outro, empregados que agora cobram do sindicato uma contrapartida para o descontos da contribuição sindical e empregadores com receio de adotar uma ou outra conduta enquanto as ações direta de inconstitucionalidade não forem definitivamente julgadas.

Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória.

Reportagem Darlison Dutra – SBT Brasil, entrevistado advogado Glauber Sanfins. Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória.

2018-09-05T16:16:33+00:002018|

um comentário

  1. Diogo 20/04/2018 at 16:39 - Reply

    Excelente matéria parabéns ao Glauber e a equipe toda do SBT

Comente